Aprender Brincando: O Lúdico nas séries iniciais.
Maria Rosineide de Lima Silva1
RESUMO
Este artigo tem como temática: Aprender Brincando: o Lúdico nas Séries Iniciais, uma vez que os jogos e brincadeiras são excelentes instrumentos de mediação entre o prazer e a aprendizagem. Tendo como objetivo desenvolver as habilidades e a capacidade do aprimoramento das crianças nas atividades lúdicas, dentro das séries iniciais. Através dos jogos e das brincadeiras. É fruto de uma pesquisa realizada e com embasamento teórico em Brougére, Libâneo, Piaget, Winnicott, nos PCN’s, em Revistas voltadas para a Educação e Observação no âmbito escolar. Muitos professores afirmam que lhes faltam o conhecimento teórico para apoiar sua prática lúdica no cotidiano escolar. Visando sobre o estudo de caso, os resultados alcançados na pesquisa mostram a dificuldade que alguns professores têm na utilização do lúdico em sala de aula e a indisciplina dos alunos, como também falta o apoio das famílias. Portanto, concluímos que o lúdico é um trabalho de ação pedagógica com enfoque no desenvolvimento, permitindo a criança tomar decisões, raciocinar rápido e ser criativa.
Palavras-chaves: lúdico, jogos, brincadeiras, conhecimento, aprendizagem, criança.
1Maria Rosineide de Lima Silva, Graduada em Pedagogia pela Universidade ULBRA; Especialista em Psicopedagogia pela Universidade de CEAP.
1. APRENDER BRINCANDO: O LÚDICO NAS SÉRIES INICIAIS.
Atualmente pode-se considerar que há uma grande dificuldade de aprendizagem dos alunos nas séries iniciais, de um modo geral, quando observamos esse quadro no sistema de educação dos nossos municípios; daí surgiu a necessidade de elaboração deste artigo enfatizando um pouco sobre essa presente realidade e buscando, de forma inovadora e prazerosa, meios lúdicos para facilitar e auxiliar na compreensão das atividades desenvolvidas por estes alunos. Por meio de pesquisas realizadas em algumas escolas da rede municipal de