Aprender as técnicas de medidas de temperatura, massa e volume;
Na aula de laboratório de química, realizaram-se experimentos de medição de massa, densidade e volume e analisou-se a exatidão das vidrarias volumétricas.
Medir é obter um valor numérico associado a uma unidade de medida previamente estabelecida, ou seja, a necessidade de medir vem da necessidade de comparar, precisamos assim, de unidades de medidas universais e pré-estabelecidas.
A densidade é a relação entre a massa (m) e o volume (V). Geralmente a densidade é expressa em gramas por mililitro, mas também pode ser expressa em outras unidades como: g/L, g/cm3, kg/L. Quando se diz que uma solução possui, por exemplo, densidade igual a 0,8 g/mL, isso pode significar também que cada 1 mL da solução tem massa igual a 0,8 g.
As experiências de laboratório em química, assim como em outras ciências quantitativas, envolvem muito frequentemente medidas de massas e volume, que são posteriormente utilizados em cálculos.
OBJETIVOS
Aprender as técnicas de medidas de temperatura, massa e volume;
Diferenciar as vidrarias volumétricas das graduadas;
Utilizar algarismos significativos;
Distinguir o significado de precisão e exatidão;
Calcular a densidade;
MATERIAIS
Béqueres de 30, 100, 250;
Termômetro;
Frasco de pesagem;
Bastão de vidro;
Rolha;
Proveta de 25 ml;
Pipeta volumétrica de 25 ml;
Pissete;
Balança;
Conta-gotas;
Água;
Gelo;
EXPERIMENTO UM
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Medida de volume
Inicialmente mediu-se a temperatura ambiente para fins futuros. Foi calculada a massa da proveta, adicionado 100 gotas de água. Foi medido o volume a massa da água correspondente. O procedimento foi repetido 3 vezes para a obtenção melhor precisão e exatidão dos resultados. Para que por fim possa ser calculada, através da média, a densidade da água na temperatura para ser comparada com a tabela com as medidas exatas.
Medidas de massa e de Volume
Pesaram-se estas vidrarias sem água tendo o cuidado de secá-las