Aprendendo a pensar com a socologia
Principais conceitos:
Adquirimos conhecimento s todo tempo do decorrer da nossa vida: “A sociologia engloba um conjunto disciplinado de prática, mas também representa considerável corpo de conhecimento acumulado ao longo da história.” (pg. 11).
Dependentes dos outros para termos uma relação social: “Logo, podemos concluir que aprender a pensar com a sociologia é uma forma de compreender o mundo dos homens que também abre a possibilidade de pensa-lo de diferentes maneiras.” (pg. 17)
A sociologia não traz uma resposta imediata: “Assim, a história diz respeito ás ações quem lugar no passado, enquanto a sociologia se concentra nas ações atuais.” (pg.13)
O senso comum relaciona-se com a sociologia, pois constitui o acordo mínimo exigível para que qualquer sociedade funcione: “Aprender a pensar sociologicamente é uma atividade que se distingue também por sua relação com o chamado senso comum.” (pg. 17)
Principais conclusões:
Viver em sociedade é decidir sobre as varias opções que as situações diárias nos apresentam, e a decisão implica em liberdade de escolha. Entretanto, essa liberdade sofre a limitação de circunstâncias sobre as quais não temos como controlar. A sociologia é fundamental, além de englobar economia, ciências políticas ao longo da história, através dela podem adquirir conhecimento, temos uma melhor compreensão sociológica com o objetivo de ajudar as pessoas a entender suas experiências individuais e mostram as implicações de atos sobre a maneira que a existência humana é conduzida e com o senso comum podemos construir o acordo exigível para que a sociedade funcione. (pg.13-17)
Analise crítica:
A sociologia serve-nos para perceber o modo de funcionamento da sociedade ao longo da história, como instrumento de conhecimento. Juntamente com outras ciências sociais, dizem-nos como funcionam as instituições sociais, quais as regras