Aprendendo mais sobre dna
Página 3
1. A imagem é formada com várias fotografias de seres humanos.
2. Um significado possível é que todos os seres humanos compartilham um mesmo tipo de DNA. O significado biológico será apresentado em outro momento, mas, para uma primeira aproximação, essa interpretação é suficiente.
3. O formato da molécula de DNA, que é semelhante a uma “escada” retorcida.
Página 5
1. A canção retrata a relação de um pai com sua filha, Daniela. Os versos a seguir reforçam essa ideia: “Quando você nasceu ouvi seu grito”; “Não me sentir capaz de ser seu pai”.
2. Esse elo é o DNA.
3. As palavras são: DANça ; oNDA; NADa; DNA; DANiela.
4. As letras se alternam, da mesma forma que os componentes do DNA se alternam ao longo da molécula.
Página 8
• Só são formados pares entre cores específicas, como ocorre entre as bases nitrogenadas. 4.
a) Os “corrimãos” correspondem a uma sucessão alternada de fosfato e desoxirribose (açúcar). Os “degraus” são constituídos por pares de bases nitrogenadas, unidas por ligações de hidrogênio, onde adenina pareia com timina, e citosina com guanina.
b) A molécula de DNA contém genes que codificam as proteínas. Primeiramente, a informação contida nos genes é transcrita para uma molécula de RNA mensageiro, que será lido pelos ribossomos no citoplasma. Ao ler os RNAm, os ribossomos sintetizam cadeias de aminoácidos (proteínas), cuja sequência é determinada pela sequência de nucleotídeos do RNAm.
c) Duas proteínas podem ser diferenciadas por suas sequências de aminoácidos.
Outra diferença diz respeito às suas estruturas tridimensionais, que definirão suas funções. A estrutura tridimensional de uma proteína depende da sequência de seus aminoácidos. Página 10
1. Durante a mitose, a quantidade de DNA da célula duplicada durante a interfase está se dividindo para originar as duas células-filhas.
2. A quantidade de DNA duplicou, passou de C para 2 C.
3. Começa com C e