aprendendo ler
O estágio é o instrumento mais eficaz de preparação do estudante para enfrentar os desafios profissionais, principalmente quando esse aluno é um graduando de cursos de licenciatura plena, a exemplo do curso de Pedagogia. Atuando em ambiente de trabalho, o aluno coloca em prática o que aprende na escola e antecipa o desenvolvimento de atitudes e comportamento profissionais, estimulando seu senso crítico e a criatividade. Isso sem prejuízo de seus estudos.
A realização do estágio supervisionado torna-se uma experiência que se caracteriza como uma extensão do processo educacional, pois são as instituições de ensino que definem e supervisionam os programas de estágio.
Pimenta (2008) apresenta algumas alternativas que podem favorecer a integração entre o estágio e a formação docente dos que não têm nenhuma experiência com sala de aula, destacando-se as aprendizagens: do contexto, de chegadas, de aprofundamento, sobre o projeto político-pedagógico da escola, decorrentes da dinâmica interativa de saberes, sobre a vida e o trabalho dos professores nas escolas, sobre os saberes da investigação, sobre a escola em movimento, sobre a gestão escolar, sobre os níveis, turnos, salas especiais de ensino, sobre a história da escola, sobre as formas de organização do processo de ensino-aprendizagem e sobre as teorias que são abordadas na universidade e fazem parte da realidade escolar.
As ideias apresentadas por Pimenta (2008) demonstram