Aprendendo com o setor de auto peças
Neste trabalho é apresentado o estudo de uma empresa de ferragens e autopeças de veículos automotivos. Tem como objetivo a análise de métodos organizacionais no que se refere á administração financeira, administração de suprimentos e logística e administração de pessoas.
A Gestão Financeira concentra-se em demarcar muito claramente a definição da própria empresa. Os objetivos da empresa são a maximização do lucro á curto, ou á médio prazo, os investimentos e os indicadores utilizados pela empresa.
A Gestão de Suprimentos e Logística passa a assumir grande parte de responsabilidade. As funções de estoque, demanda e a flexibilidade da entrega são primordiais para a organização.
Assim como as atividades relacionadas ao controle da qualidade, os operários diretos passam a incorporar diversas funções de apoio à produção que antes contavam com pessoal específico para desempenhá-las. E a Gestão de Pessoas direciona-se nos seguintes processos: surgimento de novos cargos, novas tarefas que são agregadas às funções; avaliações de desempenho, principalmente dos operadores de máquinas, para realizar as novas funções, em especial as relacionadas ao controle da qualidade; a forma como os trabalhadores obtiveram os novos conhecimentos e habilidades requeridas, os cursos e treinamentos realizados, entre outros.
Enfim, com a globalização e formação de blocos econômicos, observa-se a dimensão das oportunidades e ameaças a que as empresas são expostas. Sendo assim elas estão em busca das alternativas que lhes permitam serem competitivas num mercado globalizado. Outro fator decisivo na sustentabilidade das organizações diz respeito ao comportamento dos clientes frente a essas mudanças. O desafio ultrapassa as delimitações de buscar novos clientes, e sim priorizar a fidelização dos atuais clientes.
1 - História
A razão social da empresa denomina-se Fermak & C.C.M Comércio e Serviços Ltda-Me, foi fundada em março de 2002 e tem sua sede no município de