Aprenda a se comportar na frente das câmera
Antes de entrar em pânico, lembre-se que, antes de dirigir seu carro, você também não sabia o que fazer primeiro: se mudar a marcha ou apertar o pedal da embreagem. Falar com os jornalistas, utilizando as ferramentas de gravação, é exatamente a mesma coisa. Depois que você adquire o hábito e se familiariza com o processo, a comunicação flui melhor e o medo dá lugar à segurança. Para saber se posicionar frente à câmera de tv e ao microfone, confira 10 dicas importantes:
1
A lente da câmera não é espelho, portanto não fique olhando diretamente na lente, se estiver sendo entrevistado por um jornalista. É pra ele que você tem que olhar, em respeito e consideração à oportunidade de estar sendo ouvido. Exceção para horário político: durante a gravação você deve olhar diretamente à câmera, como se estivesse olhando nos olhos do eleitor.
2 Se o microfone for direcional, não pegue no equipamento de jeito nenhum.
O repórter tem que ficar autônomo para movimentar o microfone a qualquer momento. É o jornalista que vai dirigi-lo a você. Se o microfone for o de lapela, um técnico vai instalá-lo na gola da sua camisa ou paletó. Cuide para não bater as mãos no microfone, nem tossir em direção a ele.
3
E por falar em movimentos, cuidado com gestos exagerados. Segurar as mãos para trás não é uma boa pedida, porque pode restringir sua liberdade. O melhor é dosar a movimentação das mãos e da cabeça, sem afetação. O corpo nunca se mexe. Quando estiver em pé, abra um pouco as pernas e mantenhaas em paralelo para facilitar o equilíbrio. Se estiver sentado, capriche na postura. 4
É a linguagem não-verbal, que também poderá ser notada, se você não prestar atenção nesse tipo de manifestação, ou seja, regule gestos, caretas, movimentos com a sobrancelha e, principalmente, com a cabeça.
5
É fundamental apresentar visual limpo e asseado na hora da entrevista.
Roupa amassada ou com