Aprenda A Falar De Improviso
“falar de improviso”, se baseia em conhecimento antecipado, embora o orador não tenha necessariamente organizado um esboço para falar naquele momento, mas tenha na memória o conhecimento sobre o assunto sobre o qual irá falar. Se você pretende falar de improviso e ser admirado, deverá ter boa formação cultural, conhecimentos gerais, estar atualizado e ter experiência pessoal em falar em público.
Improviso é uma pessoa ser pega de surpresa para falar em público sem ter tempo hábil para se preparar o assunto a ser falado em público. Nesse caso você terá de estruturar o pensamento e organizar a sequencia da exposição ali diante dos ouvintes.
Uma das técnicas que podem te ajudar seria começar falando de um tema que você domine ou tenha segurança para relatar ao público como assunto de apoio para depois falar do principal.
É natural que ao falar você saiba quais etapas que cumpre na apresentação saberá a introdução, preparação, o desenvolvimento do assunto central e a conclusão.
Se você fala bem. O ouvinte recebe a mensagem como sendo um só desde a introdução até a conclusão.
Algumas dicas para uma boa apresentação e usar um assunto de apoio que você domine bem e que tenha haver com o tema principal da apresentação para só depois dar continuidade. Muito cuidado para não dar impressão de estar enrolando ao público.
O orador de qualidade para tornar sua palestra interessante, atraente mesmo conhecendo o assunto deverá priorizar começando a falar sobre algum tema que lhe é familiar.
Outra forma de improviso é antes de você falar sobre o assunto principal é relatar sobre algo da atualidade que você tenha conhecimento, ou seja, uma noticia através dos meios de comunicação para tornar sua palestra mais atraente.
REGRAS GERAIS PARA FALAR DE IMPROVISO
Esteja mentalmente preparado para o inesperado.
Mantenha-se atualizado. Memorize os pontos-chave da palestra.
Tenha vários tópicos preparados para apresentá-los “de improviso”
Pratique a fala de