Aprenda ser pesquisador
O capitulo convida o leitor à reflexão quanto à importância de adquirir uma postura de pesquisador. É uma reinvenção de nossas ações com o objetivo de atingirmos sucesso nos estudos e crescermos em novos conhecimentos.
1.2 Aprendizagem autônoma
Todo aquele que tem interesse em construir conhecimento precisa desenvolver uma ação individual de descoberta para os estudos. O que leva a vontade de conhecer.
Apesar de ser um pressuposto teórico que a aprendizagem é pessoal e intransferível, a maioria das instituições de ensino ignoram esse pressuposto e tiram a oportunidade dos alunos de construírem seus próprios conhecimentos. Uma vez que segue a metodologia de ensino em que se caracteriza por uma aprendizagem mecânica, pautada em modelo passivo, receptivo, autoritário e receptivo.
O conhecimento deve ser conduzido a uma prática autônoma.
Aprendizagem autônoma parte de tem como principio que o aluno é responsável por sua aprendizagem, o que não elimina a presença do professor no processo de ensino. O aluno deve aprender à aprender, ou seja, aprender a pensar. Desenvolvendo uma curiosidade científica, onde deve se analisar o contexto histórico dos acontecimentos. Transformar um pensamento linear, lógico e formal em um dialeto que visualize as contradições no interior dos fenômenos. Assumindo tal forma, o aluno vence a dependência do professor para serem os principais responsáveis por sua aprendizagem.
O individuo ao reconstruir seu próprio espaço de conhecimento consegue estruturar seu pensamento de maneira ordenada e coerente. Quando se aprende desenvolve o conhecimento e despreza a memorização.
Segundo Haidt (1994) “Quando o professor concebe o aluno como um ser ativo, que formula ideias, desenvolve conceitos e resolve problemas de vida prática através de sua atividade mental, construindo, assim, seu próprio conhecimento, sua relação pedagógica muda. Não é mais uma relação unilateral, onde um