Aprenda matemática através da ludicidade
A matemática é tão antiga quanto o próprio homem. Desde os primórdios de nossa civilização são utilizados cálculos, como forma de melhorar e resolver problemas do dia-a-dia. Nos dias atuais, viver sem a matemática é algo impossível, pois em tudo ela está presente: do simples ato de fazer compras em um supermercado até em cálculos que envolvem estudos científicos.
Apesar de ser tão importante para facilitar a nossa vida, está disciplina ainda é vista, como chata, complicada e muitas vezes até “desnecessária”. É comum alunos perguntarem: - Para que estudar isso, eu nunca vou usar? Essa mentalidade ainda persiste no âmbito escolar, e, é nas séries iniciais que ela deve ser mudada.
Assim, o tema apresentado neste projeto, surgiu durante as aulas de matemática, quando discutíamos o seu ensino nos dias atuais, as dificuldades e os “preconceitos” (difícil, impossível, horrível) que os alunos desenvolvem dessa matéria. Percebendo isso, vimos que o lúdico é uma alternativa prazerosa e ao mesmo tempo importante no auxílio do ensino da matemática, sendo assim foi proposto um Seminário, cujo tema é: “Aprendendo matemática através da ludicidade”, para que apresentássemos a comunidade de São Gabriel da Palha à referida pesquisa.
Objetivamos com este trabalho discutir com a nossa comunidade, a importância do lúdico no ensino da matemática nas séries iniciais, para juntos analisarmos as descobertas e conclusões feitas através deste projeto.
Para observarmos na prática o conteúdo apresentado, trabalharemos com os alunos da 4ª série da EPM Córrego Dourado o jogo Dedo no Gatilho, para assim percebemos como aprendem a multiplicação de forma mais prazerosa, ou seja, brincando. Em outras palavras colocaremos a teoria na prática para juntos concluirmos se é ou não mais fácil aprender brincando.
2 APRENDENDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE LUDICIDADE
2.1 MULTIPLICAÇÃO
A matemática está presente no nosso dia-a-dia, desde que levantamos até adormecermos. Ou seja, ela é