Apredizagem motora, de discriminação verbal
O dia 17 de Setembro, marca o Dia do Herói Nacional, pois nesta data em 1922, nascia António gostinho Neto, médico e o primeiro Presidente de Angola.
O governo divulgou um programa de actividades, do Dia do Herói Nacional. Neste dia está programado:
1- Um Encontro de Reflexão sobre a Infância do médico Agostinho Neto. E a deposição de flores no Monumento Agostinho Neto.
2- Uma apresentação sobre o Carnaval de 2011 a realizar-se na Avenida Deolinda Rodrigues e a Praça da Independência com a apresentação de 17 grupos
3- Concurso de desenho: Poesia de Agostinho Neto, poesia de Angola e Conferência Agostinho Neto "O homem e a nação e o Povo".
4- Exposição fotográfica sobre a vida e a obra do primeiro presidente angolano.
5- Recital de Poesia de Agostinho Neto
Mesa Redonda sobre os temas e palestras
Agostinho Neto, foi por várias ocasiões presos pelo PIDE-DGS antiga polícia política portuguesa, e deportado para Tarrafal, Cabo Verde, sendo -lhe fixada residência em Portugal, de onde fugiu para o exílio e assumiu a direcção do MPLA do qual foi presidente de honorário até 1962.
História de Agostinho Neto
António Agostinho Neto (Ícolo e Bengo, 17 de Setembro de 1922 — Moscovo, 10 de Setembro de 1979) foi um médico angolano, formado na Universidade de Coimbra, que em 1975 se tornou o primeiro presidente de Angola até 1979. Em 1975-1976 foi-lhe atribuído o "Prémio Lenine da Paz".
Fez parte da geração de estudantes africanos que viria a desempenhar um papel decisivo na independência dos seus países naquela que ficou designada como a Guerra Colonial Portuguesa ou Guerra do Ultramar como também é conhecida. Foi preso pela PIDE e deportado para o Tarrafal, sendo-lhe fixada residência em Portugal, de onde fugiu para o exílio. Aí assumiu a direcção do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), do qual já era presidente honorário desde 1962.
Agostinho Neto morreu num hospital em Moscovo no decorrer de complicações