Apreciação estética
CURSO DE ARTES VISUAIS - LICENCIATURA
APRECIAÇÃO ESTÉTICA, MÚSICA E ARTES VISUAIS EM DIÁLOGO
Helen dos Santos [1]
RESUMO:
Este artigo traz reflexões que partem de uma experiência de estágio vivenciada pela acadêmica da oitava fase do curso de Artes Visuais – licenciatura. Este projeto foi aplicado na E.E.B Prof.ª M.ª Garcia Pessi, na cidade de Araranguá – SC. Com ele busca-se evidenciar quais as proposiões da apreciação estética em diálogo com as artes visuais e com a música na formação integral do sujeito/aluno do ensino médio.
Palavras-chave: Estética. Ensino da arte. Música. Artes visuais.
1. INTRODUÇÃO
Considerando que a arte é fundamental na construção do ser humano enquanto sujeito crítico e transformador da sociedade, entendemos que há a necessidade de possibilitar ao aluno a capacidade de interagir com o espaço e com o mundo em que vive.
Sabendo que vivemos em uma época em que nunca houve tanta música e imagens a disposição das pessoas, inevitavelmente esse fato torna-se muito significativo no estudo e ensino da arte. Torna-se assim a apreciação estética uma poderosa ferramenta para o ensino da arte, já que é um de seus papéis (pois a arte e o seu ensino tem muitos alcances) a educação da sensibilidade, o fortalecimento da identidade, o conhecimento, a compreensão e a ampliação de visão de mundo.
Partindo desse pressuposto e pensando nos alunos do Ensino Médio, em como eles se comportam e como é o processo de aprendizagem no ensino da educação estética dentro das aulas de artes, pergunto: quais as proposições da apreciação estética em diálogo com as artes visuais e com a música na formação integral do sujeito/aluno do ensino médio.
A partir desta questão, busquei identificar a importância e as contribuições das aulas de arte para o ensino médio, onde a apreciação estética em artes visuais e música