APR
1.0 Análise Preliminar de Riscos
Análise Preliminar de Riscos - APR é um método de análise de perigos e riscos que incide em identificar acontecimentos inseguros, causas e resultados e determinar meios de controle. Preliminar, porque é empregada como primeira abordagem do objeto de estudo. Num número relevante de acontecimentos é suficiente para determinar procedimentos de controle de riscos. De acordo com Tavares (2010, p.77) a “Análise Preliminar de Riscos (APR) é a análise, durante a fase de concepção ou desenvolvimento de um novo sistema, com o objetivo de se determinar os riscos que poderão estar presentes na sua fase operacional”.
A APR tem sido utilizada nas mais variadas áreas e situações. No entanto sua maior contribuição é na gestão de riscos. Pode-se citar o trabalho desenvolvido no Parque Nacional da Serra dos Órgãos avaliando o risco dos usuários das trilhas (Guerra et al., 2010). Ou então o gerenciamento de riscos nos trabalhos de abertura de uma estrada em uma pequena hidrelétrica (Assunção et al., 2009), ou a implantação da gestão de riscos na construção civil (FRANÇA et al., 2008).
De acordo com França et al. (2008), o objetivo da APR é definir os riscos e as medidas preventivas antes da fase operacional. Utilizando como metodologia a revisão geral de aspectos de segurança, através de um formato padrão, levantando as causas e efeitos de cada risco, medidas e prevenção ou correção e categorização dos riscos (FRANÇA et al., 2008). Conforme Guerra et al. (2008) após descrever os riscos são identificadas as causas e os efeitos dos mesmos, o que permitirá a busca e elaboração de ações e medidas de prevenção ou correção das possíveis falhas detectadas.
1.1 Análise Preliminar de Riscos (APR)
Sabendo-se que este método é realizado durante a fase de concepção e desenvolvimento de projetos, fez-se uma análise superficial dos problemas