APR
Nesta análise, foi verificada a sala da coordenação da instituição. A sala possui 10 estações de trabalho distribuídas através de repartições (divisórias) com corredores entre as baias. A sala mede, aproximadamente, 114,40 m² (área total). Há também, 01 (um) banheiro masculino e 01 (um) feminino na sala.
A sinalização de rota de fuga da sala é extremamente precária (há apenas uma placa de saída sobre a porta de entrada/saída do local). Além disso, a sala não possui saída de emergência (há apenas uma abertura para entrada e saída dos usuários da sala). A sala possui apenas um extintor (tipo CO² – 5 kg) e se encontra em local de difícil acesso (no canto da sala). O sistema de iluminação de emergência é extremamente precário (apenas uma luminária de emergência pequena para todo o ambiente).
O ambiente apresenta ruído moderado, porém contínuo, oriundo da unidade evaporadora do aparelho de ar condicionado. Também verificou-se iluminação precária em um dos corredores (não há luminária neste local) e há um vaso de plantas que obstrui o local de passagem neste corredor.
Após esta análise, verificou-se que o ambiente apresenta risco físico sério apresentado na Matriz de Riscos para quem está próximo do aparelho, devido ao ruído (moderado, porém contínuo) evidenciado no local onde se encontra a unidade evaporadora do aparelho de ar condicionado. Evidenciou-se, também, risco ergonômico moderado, devido à falta de dispositivos para apoio dos pés (que deveriam estar sob as mesas nas estações de trabalho) e posição inadequada dos monitores dos microcomputadores do local, localizado sobre as mesas destas estações. É imprescindível a adequação do sistema de combate a incêndio e pânico do local, uma vez que este não apresenta sinalização de rota de fuga e saída de emergência.