APQP
A qualidade não pode estar separada das ferramentas estatísticas e lógicas básicas usadas no controle, melhoria e planejamento da qualidade. Essas ferramentas foram largamente difundidas, porque fazem com que o envolvimento no controle de qualidade através de seus dados, nos remeta a compreensão da razão dos problemas e determinação de soluções. As ferramentas da qualidade devem ser usadas para controlar a variabilidade, que é a quantidade de diferença em relação a um padrão, sendo que a finalidade das ferramentas é eliminar ou reduzir a variação em produto e serviço. (WILLIAMS, 1995).
Utilizamos ass ferramentas da qualidade através de métodos analíticos para a melhoria de processos e solução de problemas em qualidade. O uso dessas ferramentas possibilita objetividade e clareza no trabalho e, fundamentalmente, a “administração com base em dados e fatos”, ao invés de opiniões. As ferramentas da qualidade, portanto, são utilizadas para a identificação, coleta e análise de fatos e dados, na busca da melhoria e na solução de problemas em processos.
Os objetivos das ferramentas da qualidade são, entre outros (OLIVEIRA, 1995):
1) Facilitar a visualização e entendimento dos problemas;
2) Sintetizar o conhecimento e as conclusões;
3) Desenvolver a criatividade;
4) Permitir o conhecimento dos processos e seu controle;
5) Fornecer elementos para o monitoramento dos processos e conseqüente mente suas melhorias.
O QUE É UM PROCESSO?
Conjunto de recursos e atividades inter-relacionados que transformam insumos em produtos, (bens ou serviços).
As ferramentas analisadas a seguir são as mais utilizadas no controle da qualidade, mas não são as únicas. Essas ferramentas são usadas por todos em uma organização e são extremamente úteis no estudo associado às etapas ao fazer rodar o PDCA. São ferramentas básicas do controle de qualidade que podem ser aplicadas num gerenciamento de rotina dos processos.
O Método PDCA