Apple - estudo de caso
Estudo de caso
Condições de trabalho na China
Curso: Sistema de Informação
Aluno: Rodrigo Mendes
A história
Apple foi iniciada em 1976 por Steve Jobs e Stephen Gary
Wozniak, na garagem do pai de Jobs. Eram dois amigos de faculdade, fascinados por eletrônica. Wozniack era técnico, criava chips para a Hewlett-Packard (HP) e gostava de desmontar computadores para descobrir como funcionavam.
Jobs era empregado da Atari, extrovertido, e viu um futuro no que Stephen fazia quando estava desmontando um computador para entender como funcionava, a fim de tentar fazer um do jeito que achava que deveria ser. Na época estes equipamentos só eram utilizados em empresas, sem nenhuma interface amigável para um uso pessoal. Nisso nasceu o Apple I, onde para eles poderem financiar os primeiros 50 circuitos, juntaram
US$1,300.00 com a venda do carro de Jobs e da calculadora científica de Stephen. Tinham uma linha de produção de baixo custo e buscavam pela solução completa de um microcomputador para uso pessoal através da venda de um aparelho já montado de fábrica.
A história
O Apple I:
Mesmo em um caixote de madeira, todas as unidades produzidas foram vendidas
O Apple I era montado em um caixote e foi oferecido inicialmente para a Atari e HP, que o recusaram por não verem nenhum futuro numa idéia sem sentido, que era de fazer um computador para uso doméstico.
Assim, a Apple se transformou em pioneira na fabricação de computadores pessoais com o
Apple I, cujas vendas financiaram o desenvolvimento do Apple II, um tremendo sucesso de vendas, pois foi o primeiro computador a sair de fábrica com monitor, teclado e leitor de disquetes para armazenar os programas.
A história
O Apple II
Sucesso de vendas: O primeiro computador pessoal com excepcional desempenho para a época Mais uma vez a Apple foi a pioneira no desenvolvimento de uma interface gráfica a nível popular, baseada em navegação através de ícones, pastas, janelas