Apostilha
Segundo Kotler: “Marketing É um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtém aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos e serviços.”
É administrar relacionamentos lucrativos com o cliente. Os dois principais objetivos do marketing são: atrair novos cientes, prometendo-lhes valor superior, e manter e cultivar os clientes atuais, propiciando-lhes satisfação.
Assim definimos marketing como processo pelo qual as empresas criam valores com os clientes e constroem fortes relacionamentos com eles para capturar seu valor em troca.
Hoje, não deve ser entendido no velho sentido de efetuar uma venda-“mostrar e vender”- mas o novo sentido de satisfazer as necessidades dos clientes. Se o profissional de marketing entender as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços que ofereçam valor superior e definir preços, distribuir os produtos e promovê-los de maneira eficiente, esses produtos serão vendidos com facilidade. De acordo com o guru da administração Peter Drucker: “O objetivo do marketing é tornar a venda desnecessária. Vendas e propagandas são apenas peças de um “mix de marketing”- o conjunto de ferramentas de marketing que operam juntas para satisfazer as necessidades dos clientes e construir relacionamentos entre eles.
Marketing Digital
Grande parte dos negócios no mundo hoje em dia é conduzida por meio de redes digitais que conectam pessoas e empresas. A internet, uma vasta rede pública de computadores, conecta, no mundo inteiro, usuários de todos os tipos uns aos outros e a um repositório de informações incrivelmente amplo. A utilização da internet continua a crescer de um modo estável. Em 2005, a penetração da internet atingiu 64 por cento, com mais de 205 milhões de pessoas hoje utilizando a internet em casa e no trabalho. O usuário médio de internet nos Estados Unidos passa aproximadamente 31 horas por mês surfando na internet em casa, além de mais 78 horas no