Apostilas de marketing
No tempo relativamente curto em que as empresas focam a gestão de cadeia de suprimentos, o mundo mudou drasticamente. Nas últimas três décadas, ou desde que a expressão “gestão da cadeia de suprimentos” foi criada, assistimos a uma grande tendência das cadeias globais de suprimentos, cujas atividades que antes eram realizadas internamente hoje são terceirizadas, acompanhadas por um aumento significativo na volatilidade da criação do ambiente de negócios, gerando níveis cada vez mais elevados de incerteza na demanda e na oferta.
Não há dúvida de que essas mudanças são apenas as precursoras de outras ainda mais sísmicas que potencialmente se encontrem adiante. Uma vez que o desenvolvimento da estratégia da cadeia de suprimentos deve ser subordinado a condições prevalecentes no ambiente de negócios mais amplo, é muito importante que os gestores da cadeia de suprimentos entendam como o futuro cenário pode se apresentar. Muitas vezes no passado, as organizações tomaram decisões em suas redes de cadeia de suprimentos com base no que o mundo era. Algumas dessas decisões ocasionavam uma perda de flexibilidade que inibia a capacidade da empresa de mudar rapidamente sua resposta a trans formações no ambiente dos negócios.
Embora não possamos dizer com certeza que mudanças os próximos anos vão trazer, existem claras tendências subjacentes que podem fornecer alguma indicação sobre o cenário futuro da cadeia de suprimentos.
MEGATENDÊNCIAS EMERGENTES
Das muitas tendências emergentes que vão afetar a forma das cadeias de suprimentos no futuro, talvez as mais críticas sejam aquelas relacionadas a fatores demográficos e
2
mudanças nos padrões de gastos globais.
Algumas dessas mudanças demográficas e de redistribuição de riqueza incluem:
• Uma previsão de aumento da população mundial de cerca de 7 bilhões hoje para mais de 9 bilhões até 2050. Ao mesmo tempo, perfis etários mudam de forma diferencial entre países e