Apostila2LP ED

7042 palavras 29 páginas
Apostila

Lógica de Programação Estrutura de Dados em C

Professor Eros Schettini Roman
IFSP-Catanduva

Tipos de Dados em C
A linguagem C possui quatro tipos básicos de dados: int, float, char e double. Na maioria dos computadores, esses quatro tipos são nativos do hardware da máquina. Uma variável double é um número de ponto flutuante de dupla precisão. Uma declaração de variável em C especifica dois itens. Primeiro, a quantidade de armazenamento que deve ser reservada para objetos declarados com esse tipo. Por exemplo, uma variável do tipo int precisa ter espaço suficiente para armazenar o maior valor inteiro possível. Segundo, ela especifica como os dados representados por strings de bits devem ser interpretados. Os mesmos bits numa sequência específica de armazenamento podem ser interpretados como um inteiro ou um número de ponto flutuante, resultando em dois valores numéricos totalmente diferentes.
Uma declaração de variável especifica que deve ser reservado armazenamento para objeto do tipo especificado e que o objeto nessa posição de armazenamento pode ser referenciado com o identificador de variável especificado.

Vetores

Definição de Vetor
Vetor também é conhecido como variável composta homogênea unidimensional. Composta por poder armazenar um conjunto de valores em uma mesma variável. Homogênea, pois todos os elementos são do mesmo tipo e unidimensional por precisar de apenas uma dimensão para acessar seus elementos. Isso quer dizer que se trata de um conjunto de variáveis de mesmo tipo, que possuem o mesmo identificador (nome) e são alocadas sequencialmente na memória. Como as variáveis têm o mesmo nome, o que as distingue é um índice que referencia sua localização dentro da estrutura.
Os índices utilizados na linguagem C para identificar as posições de um vetor começam sempre em 0 (zero) e vão até o tamanho do vetor menos uma unidade.

Declaração de Vetor
Os vetores em C são identificados pela existência de colchetes logo após o nome da

Relacionados