Apostila2_Ciencia_dos_Materiais
3582 palavras
15 páginas
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABAFACULDADE DE ENGENHARIA ARQUITETURA E URBANISMO
Nome:_____________________________Curso:______
CIÊNCIA E ENGENHARIA DOS MATERIAIS
2R/2009
PROPRIEDADES DOS MATERIAIS
PROFESSOR RODOLFO LIBARDI
1
1. INTRODUÇÃO
Todos os ramos da engenharia, principalmente os relacionados com estruturas, máquinas, etc., estão intimamente ligados aos materiais utilizados, ou seja, às suas propriedades. As propriedades características de cada material são de importância fundamental para que se estabeleça um critério de aceitação e especificação. As propriedades que os materiais devem possuir são determinadas através de ensaios adequados. Os Materiais podem ser classificados, segundo suas propriedades, da seguinte maneira:
Propriedades físicas em geral: dimensões, forma, densidade, porosidade, misturas constituintes, macro e micro estrutura.
Propriedades químicas e físico-químicas: componentes químicos, acidez e resistência à corrosão, etc.
Propriedades mecânicas: resistência mecânica (estática e dinâmica), elasticidade, plasticidade, fragilidade (tenacidade) e ductibilidade.
Propriedades elétricas: Condutividade, Rigidez dielétrica, Termoeletricidade e
Piezoeletricidade.
Propriedades Térmicas: Calor especifico, dilatação térmica e condutividade térmica. Para se determinar qualquer uma dessas propriedades faz-se necessário realizar um ensaio específico.
2. Propriedades Elétricas
Serão abordadas a condutividade e resistividade elétrica. As propriedades elétricas serão relacionadas com a estrutura e a microestrutura dos materiais.
2.1. Condutividade elétrica
Uma das mais importantes características elétricas de um material sólido é a facilidade com que este transmite a corrente elétrica. Por volta de 1820, os físicos já podiam produzir e detectar correntes elétricas. Eles podiam também medir as diferenças de potencial que as causavam. Além disto, eles já conseguiam quantificar a resistência elétrica dos materiais condutores.
Em 1827, o físico