Apostila I E II ENG Civil 2015
JOAÇABA
APOSTILA BÁSICA
ESTATÍSTICA
JOAÇABA, fevereiro - 2015
O material apostilado deste curso é para uso exclusivamente didático, sem intenção comercial. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida ou transmitida, sob qualquer forma – fotocópia, gravação – ou por qualquer meio – eletrônico, mecânico – sem a permissão da UNOESC - Joaçaba e do autor/organizador do material.
Disciplina:
ESTATÍSTICA e PROBABILIDADE COMPUTACIONAL
Adaptação para Curso de Engenharia
Professor FABIANO PASQUAL D´AGOSTINI dagos@softline.com.br 2
A ESTATÍSTICA NA ENGENHARIA
Logo após a revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. Amostras de itens produzidos eram avaliadas sistematicamente para inferir se o processo estava sob controle. Mais recentemente, a avaliação da qualidade passou a ser feita ao longo de todo o processo produtivo como forma de corrigir eventuais falhas no sistema assim que elas aparecessem. Isso levou a um aumento da qualidade do produto final a redução de curtos, pois se reduziram drasticamente as perdas por defeitos.
Além do acompanhamento estatístico da qualidade, as indústrias costumam fazer experimentos estatisticamente planejados para encontrar a combinação dos níveis dos fatores do processo que levem a melhor qualidade possível. Na outra ponta, as empresas levantam dados de amostras de consumidores para realizar pesquisas de marketing direcionadas ou para adequar os produtos aos clientes. O planejamento dessas amostras e a análise dos dados necessitam de técnicas estatísticas. Muitas vezes, a relação entre estatística e engenharia é ainda mais estreita.
Os próprios métodos de engenharia costumam incorporar intrinsecamente procedimentos probabilísticos ou estatísticos. Assim, para que um aluno possa entender certos métodos de engenharia, é necessário que tenha conhecimento de probabilidade e estatística.
BARBETTA,