Apostila Total Climatologia
CLIMATOLOGIA
2
1. INTRODUÇÃO À CLIMATOLOGIA
1.1 Introdução
O clima é um fator físico que afeta praticamente toda a sociedade. O clima não é constante e apresenta oscilações com durações diárias, mensais, estacionais, de vários anos e centenas de anos.
O cidadão comum costuma lembrar do clima apenas nos momentos em que as condições climáticas passam por valores extremos, muito frio, muito calor, períodos prolongados de chuva e seca, ventos fortes, etc. As pessoas acreditam que tais condições ocorrem ao acaso, ignorando que o clima oscila com periodicidade bastante regular.
O indivíduo que se dispõe a registrar diariamente as condições climáticas, logo se torna capaz de definir em que meses do ocorrem as chuvas os aguaceiros, as trovoadas e os granizos, os dias muitos frios e os escaldantes, as noites quentes e as frias, os ventos fortes e as calmarias, as névoas úmidas e as secas, o ar extremamente seco, a fumaça, etc. A partir daí, ele é capaz de prognosticar as condições climáticas para cada época do ano.
A climatologia é a ciência que defini o clima de um local através de valores médios seqüências. Desse modo, faz-se uma descrição do ritmo anual mais provável de ocorrência dos fenômenos atmosféricos.
A meteorologia é o ramo da ciência que se preocupa dos fenômenos físicos da atmosfera
(meteoros). Seu campo de atuação abrange o estudo das condições do tempo.
Sendo assim a Meteorologia trabalha com valores instantâneos, enquanto a climatologia utiliza valores médios (de longo período).
A atmosfera é um sistema dinâmico, em contínua movimentação, embora tenha-se, em algumas situações, a sensação de que o ar esteja “parado”. Mas isso ocorre esporadicamente em alguns locais e apenas por alguns instantes, em virtude do equilíbrio dinâmico das forças atuantes naquele local. Um dos desafios da ciência é prever, com razoável antecedência, os resultados dessa movimentação e suas possíveis conseqüências. A isso denomina-se Previsão do tempo, e essa