apostila tecido muscular edem
É constituído por células alongadas, que contêm grande quantidade de filamentos citoplasmáticos de proteínas contráteis. Para que o tecido muscular funcione é necessário o gasto de muita energia contida nas moléculas de ATP. As células musculares se originam do mesoderma (mioblastos) e sua diferenciação ocorre com a síntese de proteínas filamentosas e o alonga-mento das células.
TIPOS DE TECIDOS MUSCULARES De acordo com suas características morfológicas e funcionais, os tecidos musculares se dividem em:
1 – Músculo estriado esquelético
2 – Músculo estriado cardíaco
3 – Músculo liso
MÚSCULO ESQUELÉTICO
O tecido muscular esquelético é formado por feixes de células muito longas (até 30 cm), cilíndricas, multinucleadas e contendo muitos fila-mentos (miofibrilas). As células musculares são também chamadas de “fibras musculares”. Este tecido possui contração voluntária. Durante o desenvolvimento embrionário, centenas de mioblastos (precursores das fibras musculares esqueléticas) alinham-se extremidade com extremidade, fundem-se uns com os outros, formando longas células multinucleadas denominadas miotúbulos. Esses miotúbulos recém-forma-dos, produzem substâncias citoplasmáticas e também elementos contráteis denominados miofibrilas. As fibras musculares ficam dispostas, paralela-mente e entre elas conjuntos de capilares. As células musculares esqueléticas possuem numerosos núcleos que se localizam na periferia das fibras e seu citoplasma é totalmente preenchido com miofibrilas (actina e miosina).
A coloração das fibras musculares varia, passando do branco – rosa – vermelho, tanto por causa de seu rico suprimento vascular como pela presença dos pigmentos de mioglobina (proteína transportadora de oxi-gênio). Normalmente um músculo contém todos os três tipos de fibras mus-culares que são: branca, rosa e vermelha.
PLACA NEURAL (placa motora)
MÚSCULO CARDÍACO
Ou músculo do Coração, é um músculo estriado involuntário encon-trado