APOSTILA SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL 2012 2
12412 palavras
50 páginas
SOCIOLOGIA ORGANIZACIONALMETAS DA DISCIPLINA
Apresentar conceitos que possibilitem uma visão científica social da Sociologia e sua aplicabilidade à Administração e às situações organizacionais. Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Professor Jerry
1
SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL
Parte I - Sociologia e administração
1 SOCIOLOGIA GERAL E APLICADA
1.1 Origens da Sociologia
A sociologia, no contexto do conhecimento científico, surge como um corpo de ideias que se preocupavam com o que a sociedade moderna (capitalista) destruiu e gerou no seu processo de constituição e consolidação; a sociologia é fruto direto da II Revolução Industrial, ocorrida no século XIX, e nesse sentido é chamada de “ciência da crise” – crise que essa revolução gerou em toda a sociedade europeia.
Como “ciência da sociedade”, a sociologia não surgiu de repente nem é fruto das ideias de um único autor: ela é resultado de toda uma forma de conhecer a natureza e a sociedade que se desenvolveu a partir do século XV, quando ocorrem mudanças significativas como os renascimentos urbano e comercial, que acabam por desagregar a sociedade feudal e lançam as bases do modo de produção capitalista.
O surgimento de uma nova ciência que busca compreender a organização social torna-se imprescindível a partir das transformações geradas pela II Revolução Industrial europeia. Com o maciço processo de industrialização das grandes cidades, uma nova sociedade emerge: urbanização, consolidação das sociedades democráticas e do Estado burguês, enfim, toda uma nova forma de se viver. Também observamos mazelas sociais bem características e com uma abrangência nunca antes verificada, como o aumento do abismo social entre pobres e ricos, gerando prostituição, alcoolismo e suicídios entre a parcela mais miserável, fruto do forte processo de êxodo rural verificado neste período. Além destes fatores, novas classes sociais – opostas em sua posição dentro do processo produtivo – a burguesia industrial e o proletariado.