Apostila Sist Empresarial e subsistemas
Tecnologia da Informação
Sistema Empresarial e seus subsistemas
1. A organização como um sistema
Em 1924, o biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy iniciou a elaboração de uma teoria, mais tarde denominada Teoria Geral de Sistemas, concluída em 1937, mas divulgada somente em 1951 que introduz o conceito de sistemas de maneira a ser aplicado em qualquer área.
Esta teoria é interdisciplinar, capaz de transcender os problemas tecnológicos e explicar cada área com princípios gerais, bem como o uso de modelos, de maneira que todas as áreas da ciência possam interligar as descobertas com conceitos comuns a cada uma delas. Sistema é um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham juntos, rumo a uma meta comum recebendo insumos e produzindo resultados em um processo de transformação. Ambiente (interno e externo)
Sinais de
Feedback
Sinais de
Controle
Entrada de
Matéria-Prima
Controle pela
Administração
Processos de
Fabricação
Sinais de
Feedback
Sinais de
Controle
Saída de
Produtos Acabados
Fronteira do Sistema
Outros Sistemas
Figura 1 – Componentes de um sistema
A todo sistema devem ser associadas as razões de sua existência, de modo que seus elementos possam ser devidamente entendidos. Essas razões constituem-se os
“objetivos” do sistema, e estão diretamente relacionadas às saídas que o sistema deve produzir. Prof. Gilberto Aveiro Rodrigues
Página: 1 de 6
UNIP - Administração de Empresas
Tecnologia da Informação
Sistema Empresarial e seus subsistemas
•
Entradas:
São todos os elementos que o sistema deve receber para serem processados e convertidos em saídas ou produtos.
•
Saídas:
São os resultados produzidos pelo sistema, em geral diretamente relacionados aos objetivos ou razões dos sistemas; quando não acontece, então o sistema não está cumprindo o seu fim.
•
Componentes e Processos Internos:
São as partes internas do sistema, utilizadas para