Apostila Reda O 2015
Inicialmente, vamos conhecer um pouco sobre a prova de redação do ENEM, o processo de avaliação e as competências que serão avaliadas na mesma.
O texto produzido por você será avaliado, de forma independente, por dois professores, sem que um saiba a nota do outro. Cada professor irá atribuir uma nota de 0 (zero) a 200 (duzentos) para cada uma das cinco competências a serem avaliadas, totalizando 1000 (mil) pontos. A nota final será a média aritmética das notas atribuídas por cada um dos corretores. Nos casos em que houver uma diferença de mais de 100 (cem) pontos no total, ou 80 (oitenta) pontos em qualquer uma das competências, a prova será corrigida por um terceiro avaliador e a nota final será a média aritmética das notas que mais se aproximarem. Caso ainda persista a discrepância entre as notas, a redação será corrigida por uma banca presencial composta por três professores, que atribuirá a nota final ao participante. Será atribuída nota 0 (zero) à redação que apresentar uma das seguintes características: - Fuga total ao tema; - Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; - Texto com até 7 (sete) linhas; - Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto; - Desrespeito aos direitos humanos e - Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.
ATENÇÃO:
- Para efeito de avaliação e contagem do número de linhas, a cópia parcial dos textos motivadores ou de questões objetivas do caderno de prova acarretará a desconsideração do número de linhas copiada, valendo somente as que foram produzidas pelo autor do texto.
- Letra feia não anula a redação. Letra ilegível sim!
- O título é opcional na produção da sua redação e será contado como linha escrita.
Veja agora o detalhamento das cinco competências a serem avaliadas na prova de redação:
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua