Apostila psicologia aplicada ao trabalho
Personalidade
Estrutura da personalidade A expressão "estruturas da personalidade" refere-se àquelas características que não mudam (são estáveis) na personalidade.
As diferentes teorias da personalidade se modificam quanto as suas estruturas:
Traços ou disposições - mudança de reaçoes frente a diferentes situações.
Por exemplo: quando se diz que uma pessoa é "fechada", quer-se dizer que ela se comporta dessa maneira em diferentes situações. Em geral, os traços psicológicos são vistos como dimensões contínuas, ou seja, todas as pessoas têm mais ou menos, determinada característica;
Tipos psicológicos - denotam-se a um padrão que não muda de traços de personalidade. Tipos psicológicos são vistos mais como categorias do que como dimensões. Por exemplo: os termos "introvertido" e "extrovertido".
Sistema ou conjunto de sistemas - alguns autores colocam quenão procuram características isoladas de uma pessoa (pessoa aberta, extrovertida, pessoa "dada"), mas procuram observar como tais características e mesmo a pertinência a determinado tipo psicológico, são geradas através da interação entre diferentes processos mentais. Alguns autores, não analisam "introversão" como algo que uma pessoa tem ou que uma pessoa é, mas uma descrição da forma como a pessoa se comporta e é resultado da interação entre as formas de pensar e sentir do indivíduo.
Crescimento e desenvolvimento As diferentes teorias da personalidade se modificam também, quanto à forma com que explicam crescimento e desenvolvimento, ligado ao valor que dão aos diferentes fatores que desempenham um papel nesse processo de interação com o meio ambiente:
Fatores genéticos e biológicos;
Fatores psicológicos - a história pessoal do indivíduo, ou seja, experiência de vida.
Fatores ambientais - cultura, classe social, família e amigos.
Formação e características pessoais Estereótipos
Estereótipos
A palavra estereótipo, vem do grego stereos e typos compondo "impressão