apostila programação c++
Fundamentos de Logica Aplicada Ao C (I) - Descomplicada
“A Lógica nada mais é do que a concretização das ideias, reunidas através de sua abstração da realidade e da necessidade.” (MORAES, Rogerio)
Princípios da Linguagem C Clássica
Para se entender o funcionamento de sua sintaxe (composição) precisamos voltar ao velho principio de estrutura do Português Estruturado e aplica-lo a linguagem desejada.
Primeiro Exemplo de um Aplicativo (1)
A estrutura básica que utilizaremos em nosso aplicativo “soma” será construída em formato de algoritmo (Português Estruturado e Linguagem C).
Programa Soma;
Var nm, nm2,m:Inteiro
Início:
Escreva “Entre Com O Primeiro Numero”;
Leia nm;
Escreva “Entre Com O Segundo Numero”;
Leia nm2; m=nm+nm2; Escreva “O Valor da Soma é ”,m;
Fim.
#include
#include
main() { int mn,mn2,m; printf(“Entre Com O Primeiro Numero”); scanf(“%d”,&nm); printf(“Entre Com O Segundo Numero”); scanf(“%d”,&nm2); m=nm+nm2; printf(“O Valor da Soma é %d”,m); getch(); }
Comandos Básicos Utilizados
#include – o elemento #include definiu inicialização de biblioteca e o nome é o nome da biblioteca utilizada, os mais utilizados (Básicos) São e nome () – define inicialização de procedimentos (funções/mini programas), no caso o main é o programa principal main(), após esse elemento inicializamos ele com { (significa Inicio), depois inserimos o código para executar e o sinal } em seu final (o fim desse programa e/ou função).
Tipos de Variáveis – Real = Float definimos como %f, Inteiros = Int definimos como %d,
Caractere = char definimos como %s. int a; - int a, define a variável a como tipo inteiro com o “;” no final que define fim. float b; - float b define a variável b como real com o “;” no final que define fim. char c; - char c define a variável c como caractere com o “;” no final que define fim. scanf(“formato”,&variavel); - o