Apostila processos de absorção e esgotamento
Processos de Absorção e Esgotamento
3
3.1 Introdução
3.2.2 Esgotamento
Como observado no capítulo sobre o processo de destilação, nas colunas de destilação fracionada, a seção acima do ponto de alimentação da carga da torre é denominada de seção de absorção e a seção abaixo do ponto de alimentação da carga da torre é denominada de seção de esgotamento. No entanto, existem processos que utilizam somente absorção ou esgotamento, e, de acordo com a necessidade do processo, são projetadas torres que operam somente com processos de absorção ou, então, apenas com processos de esgotamento.
As colunas de absorção e de esgotamento, geralmente, não possuem estágios de troca de calor, isto é, não apresentam nem refervedor, nem condensador.
É a operação inversa à da absorção, ou seja, tem como finalidade remover compostos de um líquido, L1, utilizando-se uma corrente de gás ou de vapor, V1, Neste caso, são utilizados gases ou vapores totalmente insolúveis no líquido ou então gases ou vapores com volatilidade muito mais alta do que o líquido em questão.
Na realidade, tanto no processo de absorção, quanto no processo de esgotamento, existe o mecanismo de transferência de massa de uma fase para outra. No caso da absorção, há transferência de compostos da fase gasosa para a fase líquida e, no caso do processo de esgotamento, há transferência de compostos da líquida para a fase gasosa.
3.2 Conceitos
3.3 Solubridade de Gases em Líquidos
3.2.1 Absorção
É uma operação em que uma mistura gasosa, V1, é colocada em contato com um líquido, L1, para nele serem dissolvidos um ou mais compostos que se quer remover da mistura gasosa. Geralmente, existe uma diferença de volatilidade muito grande entre os componentes da fase gasosa e os da fase líquida. Proporciona-se, com isso, somente a absorção dos componentes mais pesados da mistura gasosa, sem a perda de componentes da mistura líquida por evaporação.
Quando se