apostila PPAP
PROCESSO DE APROVAÇÃO DE PEÇA DE PRODUÇÃO
(“PPAP”)
Introdução
Antes de mais nada, devemos fazer uma breve recapitulação sobre o significado de se ter um sistema da qualidade certificado por uma terceira parte – um órgão certificador. É correto dizer que um tal sistema da qualidade certificado é aquele que atende exigências, especificações ou requisitos pré-estabelecidos de uma determinada norma (ISO 9000, QS 9000, ISO TS 16949, etc.). Atender às exigências significa cumprir tais especificações, isto verificado por uma entidade externa, independente, de modo amostral e imparcial. O certificado concedido pelo órgão certificador, portanto, é, na verdade, um “atestado de bons antecedentes” conferido à organização auditada por alguém com credibilidade internacional para tanto. Vale dizer que o certificado pode ser traduzido por:
- “Eu, auditor do órgão certificador “TAL” estive na empresa Xtec e verifiquei que a mesma está certificada conforme a norma (ISO 9000, QS 9000, ISO TS 16949, etc.) pois ela cumpre todos os seus requisitos”.
Deste modo, antes de ser um reconhecimento, uma premiação ou um mérito da empresa Xtec, estar certificada conforme a norma (ISO 9000, QS 9000, ISO TS 16949, etc.) é um compromisso público assumido por ela diante do mercado. Quer dizer que este órgão certificador atesta que a empresa Xtec conhece as exigências, tem procedimentos que orientam a cumprir todos os requisitos e, efetivamente, cumpre tudo o que é especificado.
Lembre-se de que estas normas internacionais foram construídas, concebidas à luz das necessidades dos clientes, sendo portanto instrumentos que visam preservar a integridade dos produtos e serviços fornecidos a estes clientes.
Portanto, uma empresa certificada pela norma (ISO 9000, QS 9000, ISO TS 16949, etc.) é uma empresa que conhece todas as exigências colocadas na referida norma e, efetivamente, cumpre as mesmas. Assim, é essencial estar claro que, mais que um motivo para comemoração, o certificado é