Apostila Papiloscopista
Papiloscopia
É a ciência que trata da identificação humana através das papilas dérmicas existentes na palma das mãos e na sola dos pés, mais conhecida pelo estudo das Impressões Digitais.
Papiloscopista
É o nome dado ao profissional da Papiloscopia. Especialista em identificação, desde a coleta até o arquivamento, envolvendo planejamento, coordenação, supervisão, controle e execução de trabalhos periciais papiloscópicos relativos ao levantamento, coleta, análise, codificação, decodificação e pesquisa de padrões e vestígios papilares. Pericia de Prosopografia (descrição de uma pessoa - envelhecimento, rejuvenescimento e reconstituição facial),bem como a realização de estudos e pesquisas técnico científicas, visando a identificação humana.
ESTUDO DA PELE
A pele (fig. 13) é o maior órgão de nosso corpo. Sua espessura varia de 0,5 a 6 mm e funciona como uma capa que protege os órgãos internos.
É composta por:
Epiderme: camada visível formada por células mortas ou prestes a morrer.
Derme: fica logo abaixo da epiderme e contém a raiz dos pêlos, terminações nervosas e vasos sangüíneos, além do colágeno, que dá elasticidade à pele.
Figura 13: Desenho representando a pele humana e suas divisões.
Fonte: ,16/08/01.
Hipoderme: onde ficam as gorduras, as veias e os músculos.
O local em que a derme e a epiderme se encontram é irregular pois elas se interpenetram formando ondulações denominadas papilas dérmicas. Onde a pele é mais espessa, como a palma das mãos e a sola dos pés, elas se tornam visíveis e possuem configurações distintas, peculiar a cada indivíduo.
Figura 14: Desenho representando as cristas e sulcos das papilas.
Fonte: ,16/08/01.
As papilas dérmicas são formadas por cristas papilares e sulcos interpapilares (fig. 14), e se formam entre seis e oito semanas antes do nascimento do indivíduo permanecendo imutáveis - ao olhos do perito papiloscópico - por toda a vida, até a putrefação.
As cristas