apostila osm
OSM
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
GESTÃO DE PROCESSO
Assunto:
INSTRUMENTOS DE LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES
Apostila:
02
Organizador: Prof. Adm. Mário Jorge da Silva
Esta APOSTILA é uma síntese de ideias de vários livros citados na bibliografia, para uso restrito e exclusivo em sala de aulas. A sua utilização é apenas para estimular o aluno a adquirir os exemplares dos autores mencionados.
Aluna (o):
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
INSTRUMENTOS DE LEVANTAMENTO DE
INFORMAÇÕES
1.
PRELIMINAR
Os profissionais, normalmente os gerentes responsáveis por estudos organizacionais, têm, a sua disposição, três instrumentos que possibilitam o cumprimento de uma boa análise organizacional. São eles: a entrevista, o questionário e a observação pessoal (ou direta). Todos podem ser utilizados em um mesmo estudo, ou, então, podem ser aplicados à entrevista e o questionário, ou os dois separadamente, mais a observação pessoal. Contudo, não se poderá utilizar apenas a observação pessoal como instrumento único de tomada de informações, qualquer que seja o estudo em desenvolvimento.
Esta apostila falará, genericamente, sobre o papel do entrevistador ou do aplicador dos questionários ou daquele indicado para os trabalhos de observação. Isso quer dizer, por exemplo, que o entrevistador poderá ser o próprio gerente ou quem for indicado para dar continuidade aos trabalhos. De qualquer maneira, o gerente será o responsável final pelo estudo.
2.
ENTREVISTA
A entrevista oferece inúmeras vantagens, e sua aplicação é incentivada pela maioria dos estudiosos. Tem como objetivo entre tantos outros - minimizar resistências e, também, envolver os entrevistados, proporcionando maior grau de participação e discussão. É certo que as resistências serão minimizadas quando do uso da entrevista, mas somente se for bem aplicada.
Entrevistar não é conversar. Muitos pensam que, pelo fato de serem portadores de boa expressão