Apostila Organiza es parte 1
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE TURISMO
APOSTILA DE
ORGANIZAÇÕES E
PRODUÇÃO DE
BENS TURÍSTICOS
Parte 1 - ORGANIZAÇÕES
Organizações e Produção de Bens Turísticos – Parte 1
Página 1
1- A ORIGEM DAS ORGANIZAÇÕES
1.1 O CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO
É uma instituição social, coordenada, gozando de fronteiras delimitadas que funcionam numa base relativamente contínua, tendo em vista a realização de objetivos comuns. Portanto as organizações existem para atender às necessidades e desejos da sociedade e do mercado.
Segundo Maximiano (1993) uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações.
Segundo Robbins (1990), a organização é "uma entidade social conscientemente coordenada
(liderada, vide liderança), com uma fronteira relativamente identificável, que funciona numa base relativamente contínua para alcançar um objetivo e/ou objetivos comuns". Uma organização é constituída por pessoas – para que ela mude, também as pessoas têm que mudar. No entanto, o ser humano é único e, como tal, cria o seu próprio pensamento individual, quer por antecipação, quer por reação. A forma como estes pensamentos e correspondentes ações se refletem no contexto organizacional poderá ganhar uma dimensão tal, que torna a reação do sistema imprevisível .1
Uma organização é formada pela soma de pessoas, amparadas pelas máquinas e outros equipamentos que facilitam o trabalho. A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.
Organizar compreende atribuir responsabilidades às pessoas e atividades aos órgãos
(unidades administrativas).
1.2 O INÍCIO DAS ORGANIZAÇÕES
1.2.1