APOSTILA MERCADO FINANCEIRO
CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL ( CNM )
É um conselho, criado pela Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964. Responsável por expedir normas e diretrizes gerais para seu bom funcionamento do sistema financeiro brasileiro.
O CMN supervisiona as políticas monetária, de crédito, orçamentária, fiscal e da dívida pública do Brasil.
Compete ao CMN: Regulamentar as operações de crédito das instituições financeiras brasileiras,
Regular a moeda do país.
Supervisionar suas reservas em ouro e cambiais.
Determinar suas políticas de poupança e investimento.
Os mercados de capitais brasileiros. Nesse âmbito, o CMN também supervisiona as atividades do Banco Central do Brasil e da CVM.
O que são reservas internacionais?
As reservas internacionais são os depósitos em moeda estrangeira dos bancos centrais e autoridades monetárias. São ativos dos bancos centrais que são mantidos em diferentes reservas, como o dólar americano, o euro ou o iene, e que são utilizados no cumprimento dos seus compromissos financeiros, como a emissão de moeda, e para garantir as diversas reservas bancárias mantidas num banco central por governos ou instituições financeiras.
As reservas permitem que o banco central compre a moeda local emitida, negociando os seus ativos em moeda estrangeira. ( tirar duvida com o Ivo)
As reservas dão aos bancos centrais um meio adicional para estabilizar a emissão de moeda, para minimizar volatilidade*, e para proteger o sistema monetário de choques, como os que ocorrem quando especuladores compram e vendem moeda em um espaço curto de tempo. Grandes reservas são quase sempre um sinal de que o país detentor é capaz de suportar turbulências econômicas. Um nível baixo ou em queda pode ser um indicativo de que uma corrida bancária contra a moeda local é iminente ou de que um "calote" é provável, configurando uma crise monetária.
Volatilidade*, na área financeira, é uma medida de dispersão dos retornos de um título ou índice de mercado 1 . Quanto mais o preço