Apostila marketing
Data: ____ / _____ / _____ Cliente: __________________________________
A/C: __________________ Fone: ______________ Fax: _________________
Serviço:______________________________________ Email: ________________
OBJETIVO/ PROBLEMA A SER RESOLVIDO
PRINCIPAL DIFERENCIAL A SER EXPLORADO
PÚBLICO-ALVO (QUEM COMPRA/QUEM CONSOME)
CONCORRÊNCIA DIRETA E INDIRETA
INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS/OBRIGATORIEDADES
TIPO DE APRESENTAÇÃO
OBSERVAÇÕES
MERCHANDISING
Merchandising é uma ferramenta de Marketing usada a partir da necessidade de vender o produto por si só quando não existe o elemento do vendedor (ex: supermercados, lojas de departamentos, etc). Ainda, existe um enorme equívoco no Brasil sobre a denominação da palavra. Muitos veículos visuais confundem publicidade eletrônica inserida em seus shows com a definição de Merchandising (ex: Natura nas novelas da Rede Globo)
História
A primeira experiência de merchandising na TV Brasileira foi em 1969, na TV Tupi, na telenovela Beto Rockfeller, onde um personagem, amanhecia das noites de farra com ressaca, e tomava um antiácido efervecente Alka Seltzer da Bayer. Mas os primeiros grandes casos de merchandising têm registro com a novela Dancing Day's, em 1979, onde a atriz Sônia Braga, que fazia papel de Júlia, usava calças jeans Staroup. A década de 80, se consolidou na efetiva ferramenta do merchandising, ampliando o faturamento das emissoras.
Antigamente os produtores rurais levavam as suas mercadorias para serem comercializadas nos armazéns, onde todos os feijões ficavam em embalagens iguais (venda a granel). Alguns produtores decidiram destacar os seus feijões dos outros inserindo uma inscrição na embalagem e assim diferenciando os seus produtos. A partir daí, essa diferenciação foi evoluindo até se separar do produto em si passando a actuar isoladamente.
MARKETING VIRAL
O marketing