APOSTILA - Marketing de Relacionamento
O que é Marketing de Relacionamento?
O marketing de relacionamento é o processo continuo de identificação e criação de novos valores com clientes individuais e compartilhamento de seus benefícios durante uma vida toda de parceria. (Ian Gordon)
O conceito de Marketing de Relacionamento é relativamente recente, surgido nos anos 90. Como todos os conceitos da área de administração, este também surgiu de uma necessidade, imposta pelo mercado. Uma necessidade de reformulação da relação empresa/consumidor.
A cada dia, como veremos durante o trabalho, os consumidores detém uma maior quantidade de informações e se dirigem à uma posição mais privilegiada na relação com as empresas. É o consumidor quem já está ditando as regras em diversos segmentos de mercado, devido ao fato de estar melhor informado sobre os produtos e também à grande concorrência entre as empresas.
Hoje as empresas têm que estudar muito bem o mercado, e principalmente seu público alvo, para poder atender da melhor forma suas necessidades. O marketing de relacionamento apresenta o conceito de intangibilidade de um produto ou serviço e trabalha bastante com a área subjetiva da mente do consumidor, lutando para que ele realmente se torne leal à sua marca.
O conteúdo deste trabalho está baseado no livro "Marketing de Relacionamento", de Regis Mckenna.
Não só os concorrentes são novos, trazendo consigo novos produtos e novas estratégias, mas os consumidores também são novos: 90% das pessoas que usavam computadores em 1990 não os usavam em 1980. Esses novos consumidores não conhecem as antigas regras, os antigos conhecimentos ou as antigas formas de fazer negócios e não se importam. Importam-se com a empresa que esteja disposta a adaptar seus produtos e serviços às suas estratégias. Isso representa a evolução do marketing para uma empresa direcionada ao mercado.
Com o desenvolvimento da tecnologia e o aumento da competição algumas empresas mudaram sua abordagem e