Apostila – Língua Portuguesa I e II
SUMÁRIO
I PARTE – MECANISMOS DE COESÃO ______ 3
II PARTE – ESCREVER MELHOR ___________ 30
III PARTE – ALGUMA GRAMÁTICA __________ 43
IV PARTE – INTERPRETAÇÃO DE TEXTO _____ 54
I PARTE – MECANISMOS DE COESÃO
Estudos da coesão
COESÃO
Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro. Os elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos.
Observe a coesão presente no texto a seguir:
“Os sem-terra fizeram um protesto em Brasília contra a política agrária do país, porque consideram injusta a atual distribuição de terras. Porém o ministro da Agricultura considerou a manifestação um ato de rebeldia, uma vez que o projeto de Reforma Agrária pretende assentar milhares de sem-terra.”
JORDÃO, R., BELLEZI C. Linguagens. São Paulo: Escala Educacional, 2007, p. 566
As palavras destacadas têm o papel de ligar as partes do texto, podemos dizer que elas são responsáveis pela coesão do texto.
Há vários recursos que respondem pela coesão do texto, os principais são:
- Palavras de transição: são palavras responsáveis pela coesão do texto, estabelecem a inter-relação entre os enunciados (orações, frases, parágrafos), são preposições, conjunções, alguns advérbios e locuções adverbiais.
Preposições: de, para, com, a sobre, desde, até, etc...
Conjunções: e, mas também, mas, porém, todavia, porque, portanto, quando, assim, desde que, já que, exceto se, tanto mais, de forma que, a fim de que, de modo que, como, conforme, se, etc...
Advérbios: ontem, hoje, logo, ainda, aqui, lá, bem, mal, depressa, sim, certamente, não, tampouco, talvez, quiçá, muito, pouco, bastante, mais, etc..
Locuções adverbiais: às vezes, às