Apostila java
DE
PROGRAMACAO II
JAVA
[pic]
O Paradigma Procedural
O modelo procedural, utilizado até os tempos atuais tem como base a execução de rotinas ou funções, seqüenciadas e ordenadas para atender os requisitos funcionais de uma aplicação.
Examinando a figura abaixo, vemos que neste modelo as funções e os dados estão em áreas de memória e estruturas computacionais diferentes, as funções ficam em programas e os dados em bases de dados, fazendo com que o desenvolvedor se esforce muito para unir os dados e as funções de um elemento do sistema, tornando os sistemas muito complexos.
[pic] Figura 1
O Paradigma Orientado a Objetos
O modelo objeto tem como base a execução de métodos (pequenas funções que atuam diretamente sobre os dados de um objeto), levando em consideração como o usuário enxerga o sistema e suas funções.
Examinando a figura abaixo vemos que neste modelo as funções e os dados estão na mesma área de memória, num mesmo local, tornando mais fácil e menos complexo a construção dos sistemas.
[pic]
Figura 2
Por esse motivo, a Orientação a Objetos tem sido adotada cada vez mais como tecnologia eficiente para o desenvolvimento de sistemas computacionais.
Conceitos da Orientação a Objetos
Para facilitar o entendimento de como modelar sistemas Orientados a Objetos devemos entender sos seguintes conceitos: Encapsulamento, Herança e Polimorfismo.
São esses conceitos que nos permitem entender e projetar quaisquer sistemas, simples ou complexos, de uma forma mais natural.
Encapsulamento
Processo pelo qual escondemos detalhes de implementação fornecendo uma interface de comunicação simples, geralmente obtida no processo de abstração.
Assim, definimos os atributos (propriedades) dos objetos como "privados do objeto"
(observe o sinal de - no diagrama da classe Pedido), e definimos um conjunto de funcionalidades (métodos) "públicas á todos outros objetos"