Apostila Historia da Psicologia Moderna PARTE I
Entre os vários filósofos gregos que contribuíram com suas ideias, temos:
- Parménides (+/- 544 - 450 a.C.) – segundo ele, para chegarmos à verdade não podemos confiar nos dados empíricos, temos que recorrer à razão. Nada pode mudar, só existe o ser imutável, eterno e único, em oposição ao não ser. Temos de ignorar os sentidos e examinar as coisas com a força do pensamento. O que está fora do ser não é o ser, é nada, o ser é um.
- Heráclito (+/- 540 - 470 a.C.) – as suas ideias são contrárias às de Parménides e é considerado o mais importante dos pré-socráticos. É dele as frases: Tudo flui. O LOGOS é o princípio cósmico. Não entramos no mesmo rio duas vezes. A verdade encontra-se no DEVIR e não no ser. A Alma não tem limites, pois o seu logos é profundo e aumenta gradativamente. O pensamento humano participa e é parte do pensamento universal. Deus manifesta-se na natureza e é está cheio de opostos. A terra cria tudo e tudo volta para ela.
Estes e muitos outros filósofos, que são chamados de pré-socráticos, contribuíram para o encerrar de uma visão mítica e religiosa que se tinha até então da natureza e a partir daí foi adoptada uma forma científica e racional de pensar. Sócrates é considerado um "divisor de águas" na Filosofia.
Sócrates (470 - 399 a.C.), a sua biografia é contada por Platão em várias das suas obras, pois Sócrates, conforme dizem, era analfabeto. Usando um método próprio, chamado de «maiêutica» (Trazer à Luz - fazer parir), que partia de perguntas feitas às pessoas, ele fazia com que elas "parissem as suas próprias ideias" sobre as coisas. Comparava a sua técnica filosófica, a qual acreditava que ajudava a existência humana à aperfeiçoar seu espírito, com a