Apostila Higiene e Profilaxia
1. CONCEITOS INTRODUTÓRIOS
HIGIENE: Conjunto de conhecimentos e técnicas para se evitar doenças infecciosas, utilizando métodos de desinfecção, esterilização e outros. Tem o objetivo de conservar e fortificar a saúde.
CLASSIFICAÇÃO DA HIGIENE
Individual (banho, cabelos, unhas e mãos, boca, dentes e vestuário)
Coletiva (saneamento básico, água, esgoto, lixo, vetores)
Mental (equilíbrio, costumes morais e sociais)
Trabalho (riscos físicos, químicos e biológicos)
Ambiental (limpeza de moveis, utensílios e estrutura).
PROFILAXIA: Conjunto de medidas que têm por finalidade prevenir ou atenuar as doenças, suas complicações e consequências.
Uso de jaleco
Uso do preservativo
Citologia oncótica
Imunizações
Higiene e profilaxia estão intimamente ligadas, pois a higienização, em todas as suas formas, evita a transmissão e/ou contágio por agentes infecto-contagiosos, logo é uma medida profilática.
SAÚDE: É o bem estar físico, mental e social, não limitando-se apenas a ausência de doença.
2. OUTROS CONCEITOS
LIMPEZA: É o procedimento de remoção de sujidade e detritos para manter em estado de asseio os artigos, reduzindo a população microbiana. Constitui o núcleo de todas as ações referentes aos cuidados de higiene com os artigos hospitalares.
DEGERMAÇÃO: É o ato de redução ou remoção parcial dos microrganismos da PELE, ou outros tecidos. Por meio de métodos quimiomecânicos. Ex.: - lavar as mãos usando água, sabão; Degermar a pele com PVPI.
DESCONTAMINAÇÃO: É o ato de redução ou remoção dos microrganismos de objetos inanimados por meio de métodos quimiomecânicos, tornando-os mais seguros de serem manuseados ou tocados.
DESINFECÇÃO: Processo que consiste na destruição, remoção ou redução dos microrganismos presentes em um material inanimado. Por meio de agentes químicos. A desinfecção não implica na eliminação de todos os microrganismos viáveis, porém elimina a potencialidade infecciosa do objeto, superfície ou local tratado. Não