Apostila - gêneros textuais
→origem;
→definição de gêneros textuais;
→importância desses gêneros na escola.
Segundo Marcuschi (2002, p.19) “os gêneros textuais são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural e social”. Isso quer dizer que os gêneros fazem parte de nossas vidas. Assim, à medida que o homem transforma seu meio, consequentemente interfere nos gêneros textuais.
Como exemplo, faremos uma breve observação histórica dos gêneros: Em um primeiro momento, temos povos de cultura essencialmente oral, nota-se nesse período, um número limitado de gêneros. Em um segundo momento, surge à escrita e com ela multiplica-se os gêneros, referente a esse estilo. Num terceiro momento, após o século XV, os gêneros crescem mais ainda com o surgimento da cultura impressa, na fase intermediária de industrialização iniciada no século XVIII, dar início a uma grande ampliação.
Nessa breve exposição dos gêneros no tempo, notamos que eles estão ligados à transformação da sociedade, e, agora, nos deparamos com uma explosão dos gêneros em nossa cultura. Estamos inseridos na denominada cultura eletrônica, essa nova modalidade atingiu não só a escrita, mas também a oralidade.
É o que diz Marcuschi:
“[...] Surgem emparelhados a necessidades e atividades sociocultural, bem como na relação com inovações tecnológicas, o que é facilmente perceptível ao se considerar a quantidade de gêneros textuais hoje existentes em relação a sociedades anteriores à comunicação escrita.” (2002, p.19)
Dessa maneira, os gêneros surgem, devido à necessidade, e, à proporção que aparecem integram-se funcionalmente nas culturas em que se desenvolvem. Eles caracterizam-se muito mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais do que por suas peculiaridades linguísticas e estruturais. Exemplo: Um artigo de opinião (função), escrito sob a forma de uma receita culinária (forma), o que vai definir o gênero é a função, pois pelos conhecimentos que possuímos, sabemos que