Apostila Gravidez
A gravidez acontece quando o gameta feminino (óvulo) é fecundado pelo gameta masculino (espermatozóide). Isso acontece após uma relação sexual. É a partir dessa fecundação que se inicia o desenvolvimento do bebe.
Nos testículos são produzidos os espermatozóides. Durante a relação sexual, eles são liberados pelo pênis na vagina, chegam até o útero e vão em direção as tubas uterinas. Se um dos espermatozóides penetrar em um óvulo, ocorre a fecundação.
Quando o espermatozóide consegue fecundar o óvulo, forma-se a célula-ovo ou zigoto, que se movimenta ao longo da tuba uterina em direção ao útero, onde o bebe vai se desenvolver.
Na maioria das vezes no útero materno se desenvolve apenas um bebe. Isso acontece porque o ovário geralmente libera um único óvulo de cada vez para ser fecundado. Entanto, há casos em que se desenvolvem gêmeos.
Existem dois tipos de gêmeos: os idênticos e os fraternos.
Os gêmeos idênticos originam-se de um único óvulo fecundado por um espermatozóide. Após a fecundação, a célula-ovo divide-se em duas partes e cada uma originará uma pessoa. Os gêmeos idênticos têm sempre o mesmo sexo e, em geral, é difícil distinguir um do outro.
Os gêmeos fraternos originam-se de dois óvulos fecundados por dois espermatozóides distintos. Eles se desenvolvem no útero ao mesmo tempo, mas diferem geneticamente como se fossem dois irmãos nascidos em épocas diferentes. Os gêmeos fraternos podem ou não ter o mesmo sexo.
Durante o período de gestação, os bebes ficam protegidos e aquecidos pelo útero. Através do cordão umbilical ele recebe nutrientes e oxigênio. O cordão umbilical é um tubo que liga o corpo do bebe ao corpo da mãe. A marca de seu umbigo é justamente o local onde o cordão umbilical estava preso no seu corpo quando você estava no ventre materno.
A gravidez dura aproximadamente 40 semanas, ou seja, 280 dias ou 9 meses.
MENSTRUAÇÃO E HIGIENE
A menstruação ocorre quando o óvulo produzido pelo corpo da mulher não é fecundado por