Apostila Grafiti
850 palavras
4 páginas
Oficina de GrafiteProfessora: Adriana Chagas
sumário
1- Hip-hop- Como Tudo Começou.
2- Origem do grafite
3- Estilos de grafite
___________________________________________________
1-Hip-hop - Como Tudo Começou.
Você sabia que o Hip Hop é mais do que uma “atitude” ou “modismo” – e que considerando as origens e a complexidade do movimento, ele pode até ser considerado uma forma de cultura.
Grafite, Break, Dj e MC. São esses os quatro elementos que dão vida ao movimento Hip
Hop e estão relacionados entre si. E, através de atitudes, modo de se vestir e se expressar é que se identifica quem faz esse cenário.
O Rap, que surgiu nos anos 70, foi e representa até hoje uma forma de mostrar a realidade social, que é ainda desconhecida pela sociedade.
Quando o movimento Hip Hop começou a tomar forma, a população negra dos EUA já tinha um longo histórico de lutas contra a opressão, e há tempos vinha utilizando a música e as rádios para resistir à exploração que era imposta pela maioria branca. Nos anos 60, o país
1
foi sacudido por uma série de tumultos raciais (um dos maiores conhecidos ocorreu no gueto de Watts, em 1964).
O Rap, porém, oferecia uma vantagem a seus simpatizantes: não era preciso gastar uma fortuna em equipamentos ou montar uma banda profissional para se exercer esta arte e, conseqüentemente, expressar um ponto de vista político ou social. Bastava, apenas, usar a criatividade, pois o Rap dependia mais da habilidade individual do artista em fazer seus comentários por meio de rimas do que, necessariamente, de lições de canto ou aparelhagens sofisticadas. Além disso, o estilo era extremamente democrático, em termos de temática: podia-se fazer um Rap sobre injustiças sociais – e, também, para enaltecer uma vizinhança ou ainda para falar de amor e amizade.
A origem do grafite
Desde os tempos das cavernas, até nossos dias, o fenômeno da representação pelo desenho vem ocorrendo. Ao desenhar em suas paredes em suas paredes, o