Apostila Gest O De Compras E Estoques
Disciplina: Gestão de Compras e Estoques
Professor: Adm. João Coêlho Neto
Rio Branco
2015
Introdução à Administração de Materiais 1
Histórico
O alcance da administração de materiais nas indústrias é no mínimo, tanto produto desenvolvimento histórico quanto de logística econômica.
Organizações em que a administração de materiais desempenhe otimamente seus papéis de linha e assessoria raramente são criadas de um momento para outro e evoluem gradualmente e, na maioria dos casos, demoram a amadurecer. Processo evolutivo
O processo de desenvolvimento em administração de materiais está longe de ser uniforme, mas parece seguir o padrão de escrita seguir:
Estágio 1: Todas as atividades de administração de materiais são conduzidas quase inconscientemente por executivos fundamentalmente preocupados com outras atividades em diversas áreas.
Estágio 2: As principais atividades de administração de materiais são formalmente reconhecidas, mas subordinam-se a um grande número de executivos e não estão centralizadas dentro da organização. O resultado é que o único gerente de materiais genuíno é o presidente ou gerente geral que, na maioria das vezes, está preocupado com problemas aparentemente mais importantes.
Estágio 3: A as atividades da administração de materiais relacionadas com as compras são agrupadas sob as ordens de um único executivo que gradualmente começa a comportar-se como um gerente de linha.
Estágio 4: A administração de materiais torna-se uma atividade genuinamente somadora de valor para materiais comprados. Fornece, também, maior assistência especializada quanto aos problemas de distribuição relativos à fabricação e ao marketing. 1
Apostila cedida gentilmente pela professora Dra. Mônica A.P. Monteiro.
Estrutura
Uma tradicional organização de um sistema de materiais para pode ser dividida nas seguintes áreas de concentração:
• Controle de estoques;
• Compras;
• Almoxarifado;
• Planejamento e controle da