Apostila - Esforços Solicitantes em Vigas
Professor: André Luis Christoforo
Acadêmico: Cássio Fernando Simioni
1.0 - Introdução
Até o momento o curso de mecânica esteve voltado para o equilíbrio externo dos corpos, considerando os mesmos como sendo rígidos, sem a possibilidade de deformação. Nesse sistema, esforços externos são distribuídos ao longo da barra (corpo rígido) até chegarem aos vínculos das estruturas. O principal trabalho, inicialmente, foi o de calcular tais reações vinculares para que o corpo pudesse ser mantido em equilíbrio. Pode-se notar que nos cálculos das reações vinculares não é analisado o modo como o corpo transmite, para os apoios, as cargas pelas quais está sendo solicitado. A partir de agora, no entanto, serão analisados quais os efeitos que a transmissão desse sistema de cargas externas para os apoios provoca nas diversas seções que constituem o corpo em equilíbrio.
O Cálculo dos Esforços Solicitantes (Solicitações Internas) é o cerne do curso de
Mecânica dos Sólidos, pois através de um bom entendimento do conceito de esforços solicitantes é que se pode garantir subsídios para o estudo da Resistência dos Materiais.
1.1 - Definição
Inicialmente, imagina-se que uma barra rígida AB qualquer está sendo seccionada. Neste exemplo a barra possui 6m e a secção ocorre a 2m de A, entretanto, a secção poderia ser feita em QUALQUER ponto da barra. O corte será chamado de α .
As intensidades das reações nos apoios já são conhecidas e indicam que o corpo está em equilíbrio. Porém, ao se efetuar um corte qualquer, para que as partes isoladas
pelo corte permaneçam em equilíbrio, devem aparecer alguns esforços internos, que são desconhecidos. Pode-se dizer, portanto, que no centro de gravidade desta seção devem aparecer esforços internos resultantes de força e de momento, que mantém o corpo isolado em equilíbrio. Analogamente ao cálculo das reações nos vínculos, onde são somadas forças em x e y, e também são