apostila do ifpi
A literatura brasileira faz parte do espectro cultural lusófono, sendo um desdobramento da literatura em língua portuguesa. Considera-se seu surgimento a partir da atividade literária incentivada pelo Descobrimento do Brasil durante o Século XVI. Bastante ligada, de princípio, à Literatura portuguesa, ela com o tempo foi ganhando independência, especialmente durante o século XIX, com os movimentos romântico e realista.
Literatura Colonial
De acordo com um critério histórico e cultural, a literatura brasileira pode ser dividida em duas fases: a colonial e a nacional. Desde a carta de Caminha até os dias atuais, pode-se afirmar que a literatura brasileira acompanhou todos os movimentos literários que se desenrolaram no mundo das letras. Vários autores nacionais e muitas de suas obras alcançaram sucesso internacional. A partir de agora, vamos conhecer um pouco melhor a história dessa literatura.
Para começar o estudo da literatura brasileira, tomamos por base o início da colonização portuguesa pois o desenvolvimento dessa literatura se dá no contexto da transposição da cultura ocidental para a América. Inicialmente vamos observar um panorama histórico de todas as escolas literárias brasileiras que permite uma visão geral do terreno que será estudado posteriormente.
ESCOLAS LITERÁRIAS
SÉCULO ESCOLA LITERÁRIA
XVI QUINHENTISMO 1500
Carta de Caminha
XVII BARROCO 1601
Prosopopéia de Banto Teixeira
XVIII ARCADISMO 1768
Obras Poéticas de Cláudio Manuel da Costa
XIX ROMANTISMO 1836
Suspiros Poéticos de Gonçalves de Magalhães REALISMO 1881
Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis SIMBOLISMO Missal e Broquéis de Cruz e Souza
XX PRÉ-MODERNISMO 1902
Os Sertões de Euclides da Cunha MODERNISMO 1922
Semana de Arte Moderna
O termo “quinhentismo”refere-se à literatura produzida nos anos de 1500 e que no Brasil corresponde à literatura de informação enquanto em Portugal o mesmo termo refere-se