Apostila Do Curso Atualizacao Em Acesso Venoso Na Uti Pediatrica E Neonatal
ATUALIZAÇÃO EM ACESSO VENOSO NA UTI
PEDIÁTRICA E NEONATAL
1. Apresentação
A preservação da rede venosa se faz indispensável na assistência de enfermagem, pois o uso constante dessa via para aplicação dos mais variados medicamentos, soluções, sangue e seus derivados e para a coleta destinada à realização de exames laboratoriais levam a problemas cada vez mais sérios de visualização e acesso ao vaso.
1.2.Objetivos
Atualizar os graduandos de enfermagem e enfermeiros quanto aos princípios da inserção e manutenção dos acessos venosos nas unidades neonatais e pediátricas considerando as peculiaridades inerentes a essa etapa da vida.
Apontar diretrizes para a prática de enfermagem na terapêutica intravenosa nos recém-nascidos e nas crianças, associada a um embasamento teórico atual.
1.3.Premissa
É competência e responsabilidade do enfermeiro a administração de medicações por via endovenosa, o que lhe confere autonomia profissional e exige conhecimento técnicocientífico com relação aos cuidados com infusão venosa. 2. Definições endovenosa sobre
administração
Administração endovenosa é a administração de substâncias na corrente sanguínea através do sistema venoso.
Indicações
Grandes volumes de medicamentos;
Uso de substâncias irritantes que causam necrose tecidual por outras vias;
Medicamentos dolorosos por outras vias;
Emergências para administração rápida de medicamentos, Ação mais rápida de medicamentos.
3. Histórico do Acesso Venoso
Desde o século XIX, tem sido realizados estudos sobre acesso venoso e terapêutico intravenosa num crescente avanço e com inúmeras descobertas que vêm, possibilitando o tratamento de pacientes de forma mais segura e eficaz. A partir do advento do primeiro cateter em polietileno em 1945, tornou-se possível a administração de fluídos por tempo prolongado, contribuindo significativamente no tratamento dos pacientes que não podiam receber a terapia medicamentosa por