Apostila Didatica
Departamento de
Ciências Humanas e Sociais - DCHS
Curso de Pedagogia Campus de Ji-Paraná
APOSTILA
DIDÁTICA
Professora Drª Anamaria Silveira
2010/2
DIDÁTICA O vocábulo didática deriva da expressão grega (didaktiké), que se traduz por arte ou técnica de ensinar. Enquanto adjetivo derivado de um verbo, o vocábulo referido origina-se do termo (didásko) cuja formação lingüística indica a característica própria do processo de instruir. Varias obras do século XII ao século XVI, estão associadas aos primeiros tratados sistemáticos sobre o ensino. Mas é com Comênio, através de sua Didática Magna, escrita no século XVII que a Didática foi considerada um marco significativo no processo de sistematização na literatura pedagógica.
A Didática é uma ciência cujo objetivo fundamental é ocupar-se das estratégias de ensino, das questões práticas relativas à metodologia e as estratégias de aprendizagem. Sua busca de cientificidade se apóia em posturas filosóficas como o funcionalismo, o positivismo, assim como no formalismo e o idealismo, ela funciona como o elemento transformador da teoria na prática.
Um pouco de História Entre os anos 1920 e 1950, a Didática segue os postulados da Escola Nova, que busca superar os da Escola Tradicional, reformando internamente a escola. Nessa perspectiva, afirma a necessidade de partir dos interesses espontâneos e naturais das crianças: os princípios de atividade, individualização e liberdade estão na base de toda proposta didática. Passa-se da visão da criança como um adulto em miniatura para centrar-se nela como ser perfeitamente capaz de adaptar-se a cada uma das fases de sua evolução. Do aluno passivo ante os conhecimentos a serem transmitidos pelo mestre passa-se ao "aprender fazendo" onde cada um se auto-educa ativamente em um processo natural, sustentado por meio dos interesses concretos dos