Apostila de Verso, Métrica, Rima e Musicalidade
Antes que possamos estudar o verso, a métrica, a rima e a musicalidade, precisamos aprender (ou recordar) um conceito básico, característico do texto poético, chamado “acentuação”.
A acentuação se dá pela disposição das palavras utilizadas num verso e a posição que ocupam, dentro do verso, as sílabas tônicas de cada uma. A posição das sílabas tônicas é encontrada a partir da divisão silábica poética, que pode (ou não) ser diferente da divisão silábica gramatical.
Por exemplo, no verso abaixo, a contagem das sílabas poéticas e gramaticais são idênticas (as sílabas tônicas estão marcadas em negrito):
“No berço pendente de ramos floridos” (Casimiro de Abreu)
Separação silábica gramatical: No / ber / ço / pen / den / te / de / ra / mos / flo / ri / dos
Separação silábica poética: No / ber / ço / pen / den / te / de / ra / mos / flo / ri / dos
Em ambas as situações, o verso pode ser dividido em 12 sílabas, gramaticais e poéticas. Observando a posição das sílabas tônicas de cada palavra, distribuídas ao longo do verso, podemos ilustrar o “ritmo” utilizado pelo poeta com o seguinte esquema:
A - T - A - A - T - A - A - T - A - A - T - A (A = sílaba átona / T = sílaba tônica)
Ou seja, percebe-se uma organização proposital na “acentuação” do verso, uma alternância entre som e silêncios, o que lhe confere um “ritmo” no momento em que for lido.
Sílabas tônicas: 2ª, 5ª, 8ª, 11ª
Agora, vamos analisar um verso, do mesmo poema, onde a separação silábica poética difere da separação silábica gramatical; entretanto, a acentuação do verso é idêntica à acentuação do verso anterior:
“Quem é que esse berço, com todo o cuidado,”
Separação silábica gramatical:
Quem / é / que / es / se / ber / ço, / com / to / do / o / cui / da / do,
Separação silábica poética:
Quem / é / que es / se / ber / ço, / com / to / do o / cui / da / do,
Neste caso, a contagem das sílabas gramaticas e poéticas difere: são 14 sílabas