Apostila de Teologia Bíblica do AT
A teologia é a ciência que trata da natureza de Deus e da sua revelação com o universo. A Teologia do Velho Testamento é o estudo dos atributos de
Deus e o propósito de suas atividades na história e na vida do povo de Israel, de acordo com a doutrina da revelação divina nos livros Sagrados.
Esta definição distingue a T.A.T. da História da Religião do povo de
Israel, ficando entrelaçadas. A História da religião de Israel trata do desenvolvimento religioso desse povo com a seqüência cronológica dos seus períodos históricos e das influências religiosas de seus vizinhos. A Bíblia não sistematiza seus ensinos, mas T.A.T. trata das doutrinas existentes nas escrituras na ordem lógica e teológica que se julga mais conveniente. Discute a Revelação de Deus aos profetas e procura determinar a relevância ou importância dessa revelação.
Fonte- Livros canônicos dos judeus e dos cristãos evangélicos.
Requisitos para um bom aproveitamento da matéria.
- A exegese
- Conhecimento do hebraico
- Discernimento intelectual e espiritual
- Amor à verdade
Valor para o cristão.
1. Preparo importante para o ministério cristão;
2. Os dois testamentos estão entrelaçados de maneira que não se pode conhecer profundamente um, sem conhecer o outro;
3. O A.T. era a Bíblia dos cristãos primitivos;
4. Os ensinos teológicos da primeira divisão da Bíblia constituem as verdades religiosas básicas que produzem a Segunda parte.
1 – A origem da fé de Israel
A religião de Israel teve sua origem em um ambiente Politeísta. Sob a orientação de Moisés, como profeta de Yahweh ou Javé, a fé de Israel representa um rompimento definitivo com o Politeísmo, e não um desenvolvimento que resultou finalmente no monoteísmo dos profetas.
Os escritores bíblicos reconheceram o significado da fé de Abraão, mas deram mais importância ao concerto de Javé com o povo de Israel no monte
Sinai, pois nesta ocasião. Israel foi escolhido como o povo de Deus, e foi na base desta eleição que